0

Dia do Enólogo

Celebra os estudiosos da arte do vinho

Em 22 de outubro, o Brasil comemora o Dia do Enólogo, profissional que se dedica ao estudo aprofundado do vinho. Saiba mais!

notícias dia do enólogo uvas

Você sabia que o Brasil tem um dia dedicado inteiramente aos enólogos? Confira neste texto a história da enologia e a importância destes profissionais para a evolução da viticultura nacional!

O Brasil comemora o Dia do Enólogo em 22 de outubro. A data foi instituída pela ABE – Associação Brasileira de Enologia, e está no calendário desde 1977.

A enologia é uma ciência antiga e tradicional, que estuda as formas de produção e conservação do vinho, uma das bebidas mais populares do mundo. Essa ciência é pautada por um profundo conhecimento científico sobre cultivo, tipos de solo, variedades de uvas, envelhecimento do vinho, técnicas de engarrafamento e outros requisitos importantes para a produção de vinhos de qualidade. As primeiras universidades a oferecerem cursos de formação superior para enólogos estavam na França, Portugal e Itália.

Atualmente, no Brasil, existem alguns cursos de enologia, mas poucos são ofertados na modalidade de bacharelado. Dois exemplos de cursos superiores de enologia estão na Universidade Federal do Pampa e no Instituto Federal Campus Bento Gonçalves. Os outros, em sua maioria, são cursos de tecnólogos, técnicos e de pós-graduação Lato Sensu.

Saiba mais sobre a enologia

notícias dia do enólogo vinicultura

A palavra enologia vem do grego, onde “oinos” significa vinho e “logos” significa palavra ou estudo. Dessa forma, é possível dizer que o termo enologia pode ser compreendido como o estudo do vinho.

Muitos enólogos conquistaram relevância e popularidade ao longo dos anos. Bons exemplos são os argentinos Jorge Riccitelli (Bodega Norton) e Mariano Di Paola (La Rural), o italiano Alberto Antonini (Altos Las Hormigas) e o francês Michel Rolland (Clos de los 7). Todos eles aparecem na lista dos 30 melhores enólogos do mundo, produzida pela revista britânica Decanter, considerada uma das mais importantes publicações especializadas em vinhos.

notícias dia do enólogo degustação vinho

Muitas pessoas ainda fazem confusão entre os papéis do enólogo, do enófilo e do sommelier, mas as três atividades são muito distintas. O enólogo é um profissional formado, um cientista com título reconhecido e amplo conhecimento técnico sobre toda a cadeia de produção de vinho. O enófilo é alguém que estuda e gosta de vinhos, que pode estar ligado ao comércio da bebida, mas que não tem graduação na área. Já o sommelier é o profissional especializado em vinhos, que trabalha em restaurantes com a seleção de rótulos e com a elaboração da carta de vinhos de um estabelecimento.

Todos estes profissionais são importantes, mas dentro da indústria do vinho, o enólogo tem papel estratégico, pois possui conhecimento científico sobre fisiologia, botânica, climatologia, vinificação, viticultura, entre outras áreas. Na prática, é o enólogo que contribui para a qualidade do vinho.

O vinho no Brasil

notícias dia do enólogo produção vinho

No Brasil, a indústria da produção de vinho vem crescendo anualmente. Em 2017, por exemplo, a produção de vinhos nacionais cresceu 169%, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Hoje, o Brasil já ocupa a 14ª posição entre os maiores produtores de vinhos do mundo.

Os vinhos brasileiros estão conquistando o paladar de pessoas em diversos países. São vários rótulos saborosos e de alta qualidade sendo produzidos no Brasil, com destaque para as vinícolas do sul do país.

Vale ressaltar que os consumidores podem encontrar vários desses vinhos no site da Sabor da Fonte. Somos uma empresa determinada em apresentar aos nossos clientes o que há de melhor na vitivinicultura nacional!

Conheça nossos Kits

Especialistas em bom gosto

         inconfundíveis e inimitáveis sabores brasileiros          

Além da venda de produtos avulsos, trabalhamos com de Kits de degustação preparados com o intuito de harmonizar o regionalismo com o artesanal.

         

Venha conhecer nossos Kits