0

Entenda a história do Dia Internacional da Pessoa Idosa

1º de outubro

notícias dia internacional da pessoa idosa amigos idosos felizes

Você sabia que o dia 1º de outubro é dedicado internacionalmente aos idosos? Essa é uma data importante para discutir os desafios e os prazeres do envelhecimento da população, sempre com saúde, qualidade de vida e energia!

A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado anualmente em 1º de outubro. Essa data entrou para o calendário mundial em 1990, depois da aprovação da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Desde então, esse dia vem sendo utilizado para a promoção de discussões sobre o envelhecimento da população mundial, sobre as políticas públicas que precisam ser adotadas para proteger e amparar os idosos e as iniciativas que permitem que os cidadãos da chamada terceira idade possam desfrutar a vida com saúde, bem-estar e prazer.

Os desafios são grandes, visto que a população idosa está crescendo de maneira intensa em todos os países. Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2050, mais de 2 bilhões de pessoas terão idade superior a 60 anos no mundo, o que corresponderá a um quinto da população mundial.

No Brasil, a situação é semelhante. De acordo com o Ministério da Saúde, nosso país já tem a quinta maior população de idosos do mundo, com mais de 30 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade.

Esses dados refletem algumas mudanças na sociedade, como o aumento da expectativa de vida, a melhoria das condições de acesso a serviços de saúde e a busca por uma vida mais ativa, plena e feliz por parte dos cidadãos da terceira idade.

Envelhecendo com vitalidade, prazer e disposição

notícias dia internacional da pessoa idosa casal idosos bebendo vinho

Hoje, uma parcela significativa da população idosa se mantém economicamente ativa e saudável, graças à inclusão de hábitos específicos de vida nessa fase, como a prática de exercícios físicos, o cuidado preventivo com a saúde e a alimentação.

Muitos idosos descobriram que é possível viver mais e melhor, desfrutando os pequenos prazeres da vida e se cuidando. Basta ver alguns exemplos bastante significativos de idosos que permanecem ativos, que trabalham, se divertem e que se permitem envelhecer, como a atriz Fernanda Montenegro, o médico Drauzio Varella e tantos outros cidadãos com mais de 60 anos.

notícias dia internacional da pessoa idosa compra mercado

Cada vez mais idosos estão no mercado de trabalho e com poder de compra, fato que também impulsiona a economia, criando um mercado promissor de produtos voltados à população que está vivendo essa fase da vida. No setor de alimentos, por exemplo, os idosos encontram produtos especiais, que retomam o conceito da alimentação como meio de prazer, com alimentos que trazem uma memória afetiva de toda uma história de vida.

A Sabor da Fonte, por exemplo, é uma empresa que assumiu o desafio de comercializar esses produtos artesanais e diferenciados, que não apenas preenchem uma necessidade de consumo, mas que garantem o prazer de comer bem, de desfrutar a vida e compartilhar bons momentos com as pessoas amadas. Afinal, o que realmente vale a pena em nossa jornada na Terra é poder envelhecer, olhar para trás e ter a certeza de ter vivido intensa e plenamente!

Feliz Dia Internacional da Pessoa Idosa!

Conheça nossos Kits

Especialistas em bom gosto

         inconfundíveis e inimitáveis sabores brasileiros          

Além da venda de produtos avulsos, trabalhamos com de Kits de degustação preparados com o intuito de harmonizar o regionalismo com o artesanal.

         

Venha conhecer nossos Kits