0

Dia da Literatura

Que tal celebrar esta data na companhia de um bom livro?

notícias dia da literatura livros abertos

1º de maio é uma data mundialmente celebrada como o Dia do Trabalhador, mas também marca outra comemoração importante no Brasil: o Dia da Literatura.

A escolha dessa data não foi por acaso. Trata-se de uma homenagem ao escritor, jornalista, romancista e dramaturgo brasileiro José de Alencar, um dos principais nomes do Romantismo nacional e autor dos clássicos “O Guarani” e “Senhora”. O escritor nasceu em 1º de maio de 1829, em Fortaleza, no Ceará.

Além de ser uma data que exalta a importância da literatura, esse dia também é a ocasião perfeita para homenagear a todos os autores brasileiros que enriquecem a produção literária nacional e lembrar as obras clássicas produzidas nas diferentes escolas literárias que se destacaram na história brasileira, como o Barroco, o Romantismo, o Realismo, o Modernismo, entre outras.

notícias dia da literatura nuvem de palavras

O Dia da Literatura também serve como um estímulo à discussão sobre os hábitos de leitura dos brasileiros. Uma pesquisa divulgada em 2016, pelo Instituto Pró-Livro, mostrou que a leitura faz parte dos hábitos de vida de 56% dos brasileiros, um índice que, apesar de parecer positivo, ainda está longe do ideal.

Estudos indicam que, no contexto mundial, o Brasil ocupa apenas a 27ª posição no ranking das nações que mais leem. Os brasileiros consomem uma média de 4,96 livros ao ano.

Vale ressaltar que a leitura é um hábito extremamente positivo e prazeroso, que estimula a criatividade, melhora o vocabulário, torna os cidadãos mais críticos e conscientes, facilita a aprendizagem, melhora o desempenho escolar, aprimora a capacidade de interpretar textos e enunciados, além de promover o desenvolvimento cultural, pessoal e profissional. Sendo assim, fomentar a formação de novos leitores, incentivando desde cedo o gosto pela literatura nas crianças, é uma missão que precisa ser assumida por pais, educadores, professores e pelo poder público.

Leitura e alimentação saudável: uma combinação de prazeres!

notícias dia da literatura livro taça de vinho tinto

Além de ser um hobby saudável e acessível, a leitura também pode ser adotada em uma rotina de vida equilibrada e agradável. Um exemplo disso é a combinação perfeita de livros e alimentos artesanais. Nada melhor do que sentar ao final de um dia para ler e degustar alimentos e bebidas saborosos, como um bom vinho, um café, queijos, e outros produtos de qualidade.

Com a Sabor da Fonte, os clientes podem obter a melhor seleção de alimentos e bebidas artesanais do Brasil, com opções de cervejas, vinhos, espumantes, cachaças, embutidos, queijos e geleias. Que tal selecionar um bom livro e preparar um momento relaxante de leitura e degustação de produtos artesanais nesse primeiro de maio? Certamente, esta será uma oportunidade única para se desligar da agitação da vida moderna e resgatar o prazer inesgotável que só as páginas de um livro podem proporcionar!

Conheça nossos Kits

Especialistas em bom gosto

         inconfundíveis e inimitáveis sabores brasileiros          

Além da venda de produtos avulsos, trabalhamos com de Kits de degustação preparados com o intuito de harmonizar o regionalismo com o artesanal.

         

Venha conhecer nossos Kits