0

Dia Nacional do Samba

Comemore o Dia Nacional do Samba em grande estilo!

No dia 2 de dezembro, o Brasil celebra o Samba, seu ritmo mais genuíno. Conheça o histórico dessa data!

notícias dia nacional do samba quadro

No dia 2 de dezembro, o Brasil comemora seu ritmo mais tradicional e genuíno: o Samba! A data foi criada por diversas leis estaduais, como a Lei n° 554, de 27 julho de 1964, do Estado do Rio de Janeiro, e a Lei de 1963, sancionada na Bahia.

Apesar de não ser uma data oficial no calendário federal, o Dia Nacional do Samba vem sendo comemorado em vários Estados há muitos anos, sempre com eventos e atrações especiais.

Em Minas Gerais, por exemplo, a comemoração existe desde 1963, em homenagem ao compositor mineiro Ary Barroso, que nasceu na cidade de Ubá. Barroso compôs um dos maiores clássicos do samba nacional, a canção Aquarela do Brasil, de 1939.

A fascinante história do samba

notícias dia nacional do samba história

O samba surgiu no Brasil ainda no século XIX, a partir da combinação de diversos ritmos de origem africana. O ritmo se popularizou primeiro na Bahia e, posteriormente, ganhou o país, com grandes sambistas cariocas, paulistas e mineiros.

O Estado do Rio de Janeiro é oficialmente considerado o lugar onde o samba se consolidou, se fortaleceu e se popularizou a partir de 1920. Os principais nomes do samba nacional de raiz foram: Noel Rosa, Cartola, Ary Barroso, Adoniran Barbosa, entre outros nomes de peso. Já entre os nomes mais importantes do samba moderno estão: Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Arlindo Cruz, Alcione e outros grandes artistas.

Atualmente, existem diversas vertentes do samba, como, por exemplo, o samba de roda, o samba de partido-alto, o samba-enredo, o samba-canção, entre outras versões.

Por que é importante celebrar o Dia Nacional do Samba?

notícias dia nacional do samba instrumentos

Celebrar o Dia Nacional do Samba é importante para preservar a história e a tradição desse ritmo que é um forte símbolo da cultura brasileira e de seu povo. Além disso, o Dia do Samba traz uma relevante valorização da música popular brasileira.

A energia inconfundível do samba nacional é reconhecida em todos os cantos do mundo. O ritmo, composto pela harmonização do violão, do pandeiro, do cavaquinho, do surdo e da cuíca, é patrimônio nacional e reflete a alegria dos brasileiros. É por isso que ninguém consegue resistir a uma boa roda de samba!

Comemore o Dia Nacional do Samba em grande estilo!

notícias dia nacional do samba feijoada caipirinha

Samba combina com alegria, com amigos reunidos e com comidas e bebidas boas. Tradicionalmente, as rodas de samba incluem outros importantes aspectos da cultura nacional, como o churrasco, as bebidas à base de cachaça prata e os aperitivos adorados pelos brasileiros, como os salames, as linguiças curadas, os queijos e muitos outros produtos incríveis.

A Sabor da Fonte é uma loja de produtos tipicamente brasileiros, e tem os melhores acompanhamentos para uma boa roda de samba, como as cervejas artesanais, os embutidos e as melhores cachaças nacionais, perfeitas para o preparo da nossa tradicional e adorada Caipirinha. Conheça os produtos, faça sua encomenda e organize uma roda de samba em grande estilo!

Conheça nossos Kits

Especialistas em bom gosto

         inconfundíveis e inimitáveis sabores brasileiros          

Além da venda de produtos avulsos, trabalhamos com de Kits de degustação preparados com o intuito de harmonizar o regionalismo com o artesanal.

         

Venha conhecer nossos Kits