0

Celebre o Dia da Amazônia

A maior reserva natural do planeta!

notícias dia da amazônia vitória régia

No dia 5 de setembro, o Brasil celebra o Dia da Amazônia, data criada com o objetivo de incentivar e promover discussões inteligentes e críticas sobre a importância desse grande patrimônio da humanidade. Mais do que comemorar o fato de o Brasil ter 60% da Floresta Amazônica em seu território, essa data é uma oportunidade de conscientizar a população sobre a necessidade urgente de preservar esse bioma tão rico.

notícias dia da amazônia onça pintada

A Amazônia tem uma área total de 5.500.000 km² e é a mais importante floresta tropical do mundo, abrigando mais de 40 mil espécies de plantas, 1300 espécies de aves, mais de 400 espécies de mamíferos, cerca de 400 áreas indígenas demarcadas e rios que formam a maior bacia hidrográfica do mundo. Toda essa riqueza está em solo brasileiro e também em outros países da América do Sul, como Peru, Colômbia, Equador e Venezuela. Ao todo, nove nações têm áreas de Floresta Amazônica.

O Dia da Amazônia foi estabelecido em 5 de setembro em referência ao período de criação da Província do Amazonas, que ocorreu no ano de 1850, como uma medida de D. Pedro II. Essa data vem sendo utilizada a cada ano para reforçar os riscos do desmatamento, a importância das políticas públicas de conservação e proteção da floresta e para engajar a população na luta pela preservação da Amazônia e de seus recursos naturais.

A relevância da Amazônia no contexto mundial

notícias dia da amazônia rio amazonas

A Amazônia é a mais importante floresta do mundo. É a floresta com o maior nível de biodiversidade no planeta, foi considerada Patrimônio da Humanidade pela ONU, é um ecossistema com equilíbrio perfeito e uma área com imenso potencial para o desenvolvimento de pesquisas científicas.

Para o Brasil, a floresta é sinônimo de orgulho e uma incrível fonte de diversos tipos de frutas e alimentos típicos. Entre os frutos amazônicos que são extremamente relevantes na alimentação dos brasileiros estão: o açaí, proveniente do açaizeiro, uma palmeira que pode chegar a 30 metros de altura; o buriti, uma fruta com alto teor de vitamina C; e o cupuaçu, utilizado principalmente na produção de doces e sorvetes.

notícias dia da amazônia frutas

Essa diversidade alimentar frutífera da região Amazônia é um destaque mundial. Com esses frutos típicos, o Brasil produz polpas, sucos, geleias, doces e cervejas que são exportados para diversas regiões do planeta. Para ter ideia da relevância dos produtos amazônicos no mundo, apenas a exportação anual de açaí movimenta mais de R$ 3 bilhões.

A Sabor da Fonte se orgulha desse patrimônio natural brasileiro e, por isso, se dedica a divulgar e comercializar produtos típicos dessa região do país, como a Geleia Natural de Bacuri, uma das frutas mais populares da região norte do Brasil; a Geleia de Açaí e a Geleia de Buriti, todas naturais e da marca Sabor da Ilha.

Valorize você também os produtos amazônicos e conheça a riqueza desse patrimônio natural. Viva a Amazônia!

Conheça nossos Kits

Especialistas em bom gosto

         inconfundíveis e inimitáveis sabores brasileiros          

Além da venda de produtos avulsos, trabalhamos com de Kits de degustação preparados com o intuito de harmonizar o regionalismo com o artesanal.

         

Venha conhecer nossos Kits