0

Dia do Cinema Brasileiro

Comemore o Dia do Cinema Brasileiro em grande estilo

notícias dia do cinema brasileiro bandeira brasil

Você sabia que o Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho? Entenda por que essa data foi escolhida!

A produção cinematográfica brasileira vem conquistando cada vez mais espaço nas salas dos cinemas nacionais e também nos principais festivais do mundo. Essa é uma indústria que está em desenvolvimento no Brasil há mais de 100 anos e que se consolidou, apesar dos altos e baixos.

Para homenagear o esforço coletivo de atores, diretores, cinegrafistas, figurinistas e de tantos outros profissionais do mercado cinematográfico nacional, foi estabelecida uma data para celebrar as produções brasileiras. 19 de junho foi escolhido como o “Dia do Cinema Brasileiro” por que exatamente nesta data, no ano de 1898, o cinegrafista italiano Affonso Segretto filmou sua chegada ao Brasil, realizando uma gravação pioneira das terras brasileiras em vídeo, com o registro da Baia de Guanabara.

notícias dia do cinema brasileiro mazzaropi câmera

Os primeiros clássicos nacionais foram produzidos em cidades como Taubaté e Campinas, no Estado de São Paulo; Belo Horizonte, em Minas Gerais; Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; e Recife, em Pernambuco. Os filmes marcantes dos primórdios do cinema nacional contavam com Mazzaropi, Grande Otelo, Carmem Miranda e Oscarito.

Já nas décadas de 50 e 60, produções como “O pagador de promessas”, de Anselmo Duarte, começaram a criar uma identidade nacional nas telonas, o que garantiu prêmios e indicações importantes. Este filme, por exemplo, foi o primeiro brasileiro a ser indicado ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar e conquistou a Palma de Ouro, no Festival de Cannes.

notícias dia do cinema brasileiro dona flor e seus dois maridos

Ao longo dos mais de 100 anos de história, o cinema nacional lançou diversos filmes importantes, como Atlântida, Tristeza do Jeca, Os Cafajestes, Vidas Secas, Dona Flor e seus Dois Maridos, Carlota Joaquina – A Princesa do Brasil, Central do Brasil, Cidade de Deus, Tropa de Elite, entre outros.

O prazer de apreciar um bom filme

Ao longo do desenvolvimento do cinema no Brasil, outro hábito importante foi ganhando força: os brasileiros aprenderam a amar a sétima arte e, aos poucos, passaram a consumir as produções nacionais com o mesmo entusiasmo que consumiam os filmes hollywoodianos.

Segundo dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema), em 2016, por exemplo, os cinemas registraram 184,3 milhões de espectadores e uma renda bruta de R$ 2,6 bilhões, um recorde para o setor. Houve um significativo crescimento no número de ingressos vendidos, e os filmes brasileiros foram responsáveis por grande parte desse resultado.

No hábito dos brasileiros, aumentou também o consumo de filmes exibidos em serviços online, como a Netflix. Uma pesquisa realizada pela CVA Solutions mostrou que mais de 67% dos brasileiros assistem a filmes online, usando a banda larga para tal finalidade.

E, neste cenário cinematográfico, nada melhor do que aproveitar a diversão proporcionada por um bom filme degustando alimentos e bebidas saborosos. Os brasileiros adoram “beliscar” enquanto assistem às produções de sua preferência. Os chocolates, os petiscos, os vinhos e os queijos são sempre boas companhias para quem deseja curtir uma noite agradável de cinema com a família, os amigos ou em casal. Confira os produtos artesanais da Sabor da Fonte e prepare sua próxima noite do cinema nacional!

Conheça nossos Kits

Especialistas em bom gosto

         inconfundíveis e inimitáveis sabores brasileiros          

Além da venda de produtos avulsos, trabalhamos com de Kits de degustação preparados com o intuito de harmonizar o regionalismo com o artesanal.

         

Venha conhecer nossos Kits